SILGAR - NEXTGREEN - A NOSSA LOJA

Proteção e Segurança Hidráulica nas Bombas de Água

Nas bombas do tipo centrífugas, ou seja, que trabalham fora da água com aspiração negativa, para evitar a entrada de ar na tubagem, é indispensável a utilização de uma válvula de fundo de poço ou retenção na entrada da tubagem de aspiração.

Quando uma bomba centrífuga é desligada é natural que a água que preenche a tubagem de aspiração “desça”, ou seja, retorne ao reservatório ou poço, caso esta se encontre instalada com aspiração negativa. Quando a bomba é ligada, não há água no seu interior, o que causará danos no equipamento e assim a desferra da mesma.

SILGAR - Estação de bombagem em Vila Moura
SILGAR – Estação de bombagem em Vila Moura

O objetivo da válvula de fundo de poço ou retenção é justamente impedir que a água volte para trás, mantendo água na tubagem de aspiração e até mesmo dentro da voluta da bomba.

Também e não menos importante deve ser instalada uma válvula de retenção na tubagem de impulsão, caso a bomba se encontre instalada numa cota inferior ao destino, para evitar possíveis choques hidráulicos.

Ao instalar uma válvula de fundo de poço, deve-se ter em consideração a sua instalação para que esta deva estar cerca de 15 a 20 centímetros do fundo do reservatório ou poço. Isso evitará entupimentos que possam trazer perda de pressão na instalação.

Clique aqui para saber sobre proteção elétrica nas bombas de água.

One thought on “Proteção e Segurança Hidráulica nas Bombas de Água

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *